Mãe, esposa, amo esporte!

15 de agosto de 2013


Ovos qual escolher, vermelhos ou brancos?

Já tem algum tempo que aqui em casa estamos usando apenas ovos vermelhos, trazidos do sitio, que o meu pai mesmo cuida das galinhas, já havia sentido a grande diferença, na textura e na cor, depois que recebi esse e-mail, fiquei mais convencida ainda, aqui em casa usaremos apenas ovos caipira, veja abaixo, não sei a fonte, procurei mas não encontrei.
 
 
A diferença entre o ovo caipira, ecológico, e o ovo comum é muito grande. Por exemplo: o ovo caipira tem seis vezes mais betacaroteno que o ovo comum (o site do Imetro refere que possui cinco vezes mais). O betacaroteno é usado para proteger o ovo de ataque de germes como, p.ex., a salmonela, e 60% dele se transforma em vitamina A.

O ovo caipira possui três vezes mais vitamina A, que constrói canais de comunicação (conexões) entre as células, por exemplo, células gliais, babás dos neurônios, para retirar poluentes e adicionar nutrientes, melhorando a razão glia/neurônio, chave da longevidade cerebral, humor e memória. Estas conexões de células também têm nos epitélios células que revestem os “tubos”, por exemplo, o digestivo, o respiratório, elas cercam as células tumorais e as matam.

Cada centímetro de terra que a galinha cisca tem 100 milhões de microorganismos para ingerir. Na União Soviética há solos ricos em nutrientes que possuem um bilhão de microorganismos por centímetro cúbico de terra.

Dr. Juarez N

Devido a ficarem em gaiolas  por toda vida , as aves que não tem espaço pra se mover , começam a engordar e colocar mais ovos.
Porem, esse tipo de vida e muito stressante para o animal que vive doente e recebe cada vez mais antibióticos pra se manter vivo ate o dia do abate. E tudo isso vai pro nosso prato!



                                                Frango caipira :) Felizes e saudáveis!

 
Frango caipira. Esse sim, ainda e criado assim, como deve ser :) Esse sim e delicioso e nutritivo pra quem consome carne branca. Não aquele outro tadinho , que passa a vida no escuro sendo maltratado, decepado,debicado, doente , a base de antibióticos!!! Se vc puder, sempre de preferência a frango e ovos caipiras ou orgânicos!

“Ovos Caipira”, “Ovos Tipo Caipira” ou “Ovos Estilo Caipira”


 Bico sendo retirado! Pois com o stress de ficarem tao perto umas das outras elas começam a se tornarem aves canibais e bicam as companheiras ou se bicam num processo de stress constante. Por isso tiram o bico da maioria das aves de granja... O que faz com que elas fiquem ainda mais doentes e precisem de mais remédios..

 
O frango depois do bico tirado!

 
Seu alimento de hoje parece saudável aos seus olhos??? Se pra vc assim como pra mim a resposta e NÃO... Prefira frango caipira ou orgânico!

 
Essa foto e um exemplo de como os frangos pro consumo humano são tratados aqui. (Nessa foto ainda vemos luz do sol) mas em muitas delas não se vê praticamente nenhuma luz solar. Os frangos ficam super stressados devido a falta de espaço e a super população e começam a brigar e se bicarem. Devido a isso os bicos são removidos... Com qualidades tao precárias de saúde eles ficam muito doentes e tem que ser tratados com muito antibióticos fortes... E nos que consumimos essa carne tb consumimos parte dos antibióticos.

"A indústria avícola mundial está claramente ligada a gripe aviária [H5N1]", disse ele. "Não teria acontecido sem ele".
University
of Ottawa virologist Earl Brown


 
Efeitos da debicagem em frangos de granja sobre o comportamento de frangos no período de 4 a 7 semanas de idade (% do tempo)

 
 
Se vc não acredita em nada que leu, faca vc mesmo a comparação... Compre ovos caipiras e depois compre ovos de granja comuns. Abra um perto do outro e tire suas próprias conclusões. 
Diferença da nutrição entre o ovo caipira e o de granja comum. O caipira e quase laranja na cor. Tem mais vitaminas e menos antibióticos .

12

12 comentários:

  1. Que horror o que fazem com os pintinhos, Já tive galinhas, agora lutamos contra o furão ele mata todas as galinhas, uma pena pois é mais saudável comer o ovo caipira.
    Bjos e tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. É mais saudável sim e mais gostoso também,mas por aqui difícil encontrar...Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei chocada com o que fazem com os pintinhos, Cibele. Dói de ver... Confesso que até perdi o que ia dizer, mas infelizmente não é de hj que estamos sem acesso à pessoas que vendem ovos/frangos caipira. Moro numa cidade pequena, sim, mas de uns anos pra cá não consigo mais encontrar quem possa oferecer esses produtos.
    Por outro lado, vendo a diferença entre eles, vou fazer de tudo para consegir.
    Bjs e obrigadíssima pela informação.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Cibele muito bom seu alerta sobre os ovos, vou tentar consumir mais ovos caipira. Já consumo somente ovos vermelhos, os brancos não gosto, mas são de granja.
    Fiquei com muita pena dos pintinhos que horror fazem com eles, credo.
    Grata amiga pela informação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. O ideal mesmo seria que nem comêssemos ovos, mas... Termos dó dos animais e continuarmos a consumir seus produtos, mesmo cientes dos maus-tratos a que são submetidos não melhorará a situação dos pintinhos. Infelizmente.
    Prefiram ovos de empresas que criam as galinhas em um condicionamento melhor. Fica fácil identificar isso com o exame do calibre da casca do ovo.
    Galinhas que pegam sol, ciscam, pastam e tem uma "vida menos ruim", as cascas dos ovos são mais firmes e a clara mais consistente (menos aquosa).

    beijo grande e obrigada pelo espaço, cara Cibele.

    ResponderExcluir
  6. Cibele, eu compro ovos de uma granja que eu chamo de Galinha Feliz, Porque elas são criadas em quintal.
    Esses ovos de granja não compro não é nem pelo valor nutricional, mas pela maneira cruel de como são criadas.
    Não sei porque se permite isso.
    Nem sabia de cortar o bico.
    Sabia dos espaços mínimos dentro de galinheiros.

    ResponderExcluir
  7. Ha que dó,cada dia fico mais chateada de consumir carne,me dói o coração de saber de tanto sofrimento.Mas quanto aos ovos vou passar a comprar Caipira.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  8. Olá, adorei o post, me fez lembrar de comprar mais ovos na feira, pois com certeza é a maior diferença entre o ovo comum e o caipira, ano passado ganhava do sítio do meu pai, mas como ele vendeu, nós ficamos mesmo só com os da feira, só que não é sempre que lembro de comprar e acabo pegando o do mercado, mas amanhã mesmo já vou na feira!
    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Cibele, isso foi um choque para mim, Não imaginava que os bichinhos sofriam tanto assim. Menina hoje em dia é tão difícil encontrar frango e ovo caipira, só mesmo quando meu pai me visita que tenho em casa, ele sempre traz para mim. A diferença é gritante, fiz um bolo na semana passada com ovos caipira até a cor do bolo é outra, confesso que tinha até um pouco de receio com o ovo caipira devido estar acostumada com o de granja, mas é pq nunca vi uma reportagem assim como a sua e o pior, adoro carne de frango (peito) compro sempre em mercado, aqui é muito difícil encontrar caipira. Fazer o que neh, mas devia ter um lugar onde denunciar estes maus tratos. Ui que horror com o bichinho.

    ResponderExcluir
  10. Oi Cibele, além de todo os maus tratos com os bichos vem hôrmonios em excesso, a dermatologista da minha filha proibiu ela de comer frango e é o que ela mais come!!

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  11. Cibele, não estou conseguindo abrir sua última postagem.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Cibele!
    Muito interessante o artigo!
    Querida, hoje vim te fazer um convite especial para conhecer meu pequeno ateliê. Dá uma chegadinha lá para ver como ficou. Vou ficar feliz com sua visita!
    Um ótimo final de semana!
    Abraços.
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir


Deixe seu comentário, porque é ele a vitamina desse blog.
Se preferir, fale comigo pelo e-mail leite.cibele@hotmail.com

Beijocas.