Mãe, esposa, amo esporte!

20 de abril de 2020


Bicarbonato de Sódio


Para quem sempre se perguntou para que serve o bicarbonato de sódio, recentemente confesso que descobri 3 funções incríveis dele: culinárioantiácido e limpeza . Na culinária, o bicarbonato é usado em receitas de pães, bolos e biscoitos como fermento químico; antiácido para tratar a acidez do estômago pois ele neutraliza o excesso de ácido clorídrico do suco gástrico, e por fim o bicarbonato de sódio é muito usado hoje em dia na limpeza de casa.
Por se tratar de algo barato, sem cheiro, fácil de ser encontrado e ainda por cima é um excelente bactericida as donas de casa tem encontrado cada vez mais formas de inclui-lo na limpeza de casa. Sem contar em sua eficácia comprovada por muitas nas tarefas domésticas.
limpeza com bicarbonato ainda por cima é ecológica, não deixa resíduos prejudiciais a saúde e não suja rios onde o esgoto é descartado. Agora você tem muitas razões para ter o bicarbonato em casa né?

E agora te dou mais 10 dicas de limpeza com bicarbonato de sódio na faxina.

  1. Pisos e azulejos – para limpar pisos e azulejos com bicarbonato, mistura em um balde com água meia xícara de bicarbonato, passe com esfregão no piso e depois enxague com água, vai ajudar a remover manchas.
    Também é possível usar o bicarbonato junto com limão para limpar os rejuntes do azulejo, junte 1 colher de bicarbonato com o suco de meio limão, misture bem e vá passando nos rejuntes, deixe agir por uns 5 minutos e depois enxague.
  2. Manchas de Chá e Café – Limpe chaleiras ou filtros de cafeteira que ficam com manchas escuras, basta encher de água, acrescente 1 ou 2 colheres de bicarbonato e coloque para ferver de 10 a 15 minutos. Após esfriar esfregue com uma esponja e enxágue.
  3. Esponja da cozinha – para evitar mal cheiro e que microorganismos se proliferem na esponja de louça da sua cozinha, basta mergulha-la em um recipiente contendo água morna e 2 ou 3 colheres de bicarbonato.
  4. Tirando manchas de queimado de panelas e fomas – para remover manchas de queimado de panelas e formas de alumínioinox ou vidro, basta cobrir a região queimada com bicarbonato e umedecer com água. Deixe agir entre 2hs a 2hs e meia e depois lave com água e detergente. A mancha deve sair sem esforço.
  5. Desentupir o ralo da pia – coloque 2 colheres cheias de bicarbonato do ralo e depois despeje água quente. Se for precisa repita até o ralo desentupir.
  6. Higienizar – o bicarbonato é um ótimo bactericida, e você pode usa-lo para larvar escovas de cabelo, pias, cestos de lixo e até mesmo higienizar legumes e frutas. Em um recipiente com 1 litro de água misture 3 colheres de sopa de bicarbonato e mergulhe os objetos a serem higienizados nele. Deixe por 2 ou 3 horas.
  7. Remover cheiro da geladeira – basta manter uma vasilha pequena aberta com bicarbonato em uma das prateleiras da geladeira. Ela ajuda a absorver os adores durante três meses, após isso, troque o bicarbonato.
  8. Tira mofo – Em um pano úmido polvilhe bicarbonato de sódio e passe na superfície mofada.
  9. Desodoriza tapetes e sofás – polvilhe bicarbonato de sódio sobre essas superfícies e deixe agir por 2hs, depois com um aspirador retire o pó.
  10. Limpeza de forno e fogão – para retirar crostas de sujeiras queimadas  e de gorduras do forno e fogão, coloque bicarbonato e sal sobre as partes queimadas e umedeça com água, deixe durante a noite, no dia seguinte esfregue com uma esponja e finalize com um pano úmido. Vale lembrar que o forno e fogão devem estar frios para esse tipo de limpeza.
Gostaram das dicas? E tem muito mais, o bicarbonato pode ser usado para limpar praticamente todo tipo de superfícies. Se tiverem mais alguma dica nos enviem que acrescento e completamos o post.
Beijos

0

0 comentários:


Deixe seu comentário, porque é ele a vitamina desse blog.
Se preferir, fale comigo pelo e-mail leite.cibele@hotmail.com

Beijocas.